Fatos aqui viram noticias

quarta-feira, 17 de junho de 2015

TARAUACÁ: FESTA CAIPIRA DA COMUNIDADE DE COPACABANA


VENDO MOTO EM TARAUACÁ


Moto CB 300
Ano: 2010
R$ 6.500 
Perfeitas condições de uso
Contato: 81240731
Conceição Maia

TARAUACÁ: Coordenador da FUNAI no município reclama por falta de estrutura

Raimundo Sales Yawanaw 
FUNAI é a sigla de Fundação Nacional do Índio, um órgão do governo brasileiro que lida com todas as questões referentes às comunidades indígenas e às suas terras. A FUNAI foi criada através da Lei nº 5.371, de 5 de Dezembro de 1967, para proteger e dar suporte aos índios, promovendo políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas. As finalidades da FUNAI englobam o acompanhamento de ações que visem a proteção saúde e educação do povo indígena, a divulgação das suas culturas, além da realização de pesquisas para recolha de dados estatísticos sobre a população indígena no Brasil. Também faz parte das obrigações da FUNAI garantir que haja participação dos povos e organizações indígenas em programas do Estado que define políticas a seu respeito.

A FUNAI tem como missão promover e proteger os direitos dos índios, preservando as suas culturas, línguas e tradições, além de monitorar as suas terras para impedir ataques de madeireiros, garimpeiros e outros, evitando práticas de usurpação das riquezas que pertencem ao patrimônio indígena e que coloca em risco a preservação das comunidades.

Nos municípios especificamente em Tarauacá a FUNAI, tem por obrigação dá assistência aos indígenas no acompanhamento na emissão de documentos como também acompanhá-los em outros, órgãos, banco, INSS, assistência Social e enfim.

Raimundo Sales Yawanaw, coordenador da Fundação Nacional do Índio FUNAI, em Tarauaca, disse que está sem estrutura para atender as necessidades dos indígenas que se dirige aos em busca de atendimentos. Sales alega que a estrutura física está em péssimas condições e que não tem funcionários para realizar as atividades. O posto conta apenas com um funcionário que é ele para realizar todas as atividades, e finda não suprindo as necessidades do seu povo porque, humanamente não tem como está em vários lugares ao mesmo tempo. Por diversas vezes já foram encaminhados ofícios e relatórios descrevendo a atual situação em que se a base da FUNAI em Taraucá.  Alem das péssimas condições do prédio que está deteriorado, no posto não tem veículos, apenas uma moto XL para atender as necessidades que acaba não atendendo nem a metade do fluxo porque ultimamente tem aumentado a demando com índios que tem vindo de Jordão a procura de legalização de benefícios de aposentadoria e pensão. "E que fique bem claro que a FUNAI dá assistência aos índios nas questões de documentação e questões burocráticas com exceção do acompanhamento de Saúde que direcionado ao POLO BASE, SESAI que é outra situação que cuidado pela Saúde Indígena do município", finaliza.

Por Sales Mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário