Fatos aqui viram noticias

terça-feira, 9 de junho de 2015

Gladson Cameli não tem força política para exigir nada do PMDB ou PSDB


Luis Carlos Moreira Jorge09/06/2015 07:26:29
Falta liderançaO senador Gladson Cameli (PP) diz que não irá a palanques no interior onde tiver mais de um candidato a prefeito da oposição. É mera retórica. Sabe que a sua liderança política não extrapola os muros do PP. Nem tem força sobre o PMDB ou o PSDB para fazer a exigência. O único político da oposição que teria cacife para exigir isso está aposentado, o ex-senador Nabor Junior (PMDB), este sim, era um líder. O Gladson Cameli está bem longe de liderar a oposição. Aliás, na oposição existem hoje líderes do próprio umbigo e nada mais do que isso.
É mais gargantaO deputado federal Werles Rocha (PSDB) está com muita garganta sobre a eleição para a PMRB, ele sabe que não tem um nome com densidade eleitoral para lançar a prefeito.
Quem tem não querQuem poderia ser candidato e engrossar o caldo era o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB), mas ele está se preservando para disputar o Governo ou o Senado em 2018.
 Hipocrisia ambientalFui pescar no Alto Acre. Presencie uma hipocrisia ambiental. Alguns que participaram de empates de derrubadas e que emboscaram o fazendeiro Nilo Sérgio, na década de 70, bradando contra a destruição florestal, transformaram o Projeto Santa Quitéria em fazendas.
Com um pé atrásReforçou a minha posição de ficar com um pé atrás com os que dão chiliques ambientais.
Quase um milagrePassei por Brasiléia. Rodei em algumas ruas. Todas destruídas. O prefeito Everaldo Gomes (PSDB) vai precisar mais que boa vontade, um milagre, para chegar bem para a reeleição.
Outra queixaOutra queixa rotineira foi que a deputada Leila Galvão (PT) entupiu os cargos do governo de afilhados, de prático não conseguiu nada para recuperar Brasiléia, e apenas faz proselitismo.
Sem favoritoAproveitei para ouvir opiniões na área urbana e rural. Não vi favorito para a eleição de prefeito no próximo ano. Há uma divisão equitativa entre Joelso Pontes (PP) e Fernanda Hassem (PT).
Muitas históriasNesta minha breve passagem pelo Alto Acre, eu ouvi muitas histórias sobre a troca de carteiras de pescador por votos, na última eleição. Uma pergunta: Como é que está esta investigação?.
Maldade funcionalNão sei o motivo do corte, mas não resolve a situação econômica do Acre, o secretário de Agricultura, José Reis, ter retirado gratificações de fiscais do IDAF pagas há mais de 10 anos.
 Espécie de rainha da InglaterraUma fonte me passou que não muda nada na Fazenda. Tinel Mansur, que assumiu como secretário, por questões jurídicas, mas Flora Valadares continuará como a decisão final.
 Comunista gulosoO deputado Jenilson Lopes (PCdoB) é apontado nos meios governistas como o “comunista mais guloso” de todos os que passaram para a Aleac, pedir cargo no governo virou seu mantra.
Chega de bobagemBobagem pensar que a oposição acabou. Obras não decidem eleição. O Bocalon (DEM), que não deu um prego numa barra de sabão na Capital, perdeu por uma mixaria de votos na primeira eleição do Tião Viana, que tinha sido bom senador, e o PT com obras em todos os cantos.
Eleição difícilCom os escândalos nacionais, o PT não vive um bom momento e a eleição na Capital sempre foi ganha por detalhes. Só por bajulação se pode dizer que a eleição para a PMRB será fácil.
O Henrique que conheçoO ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) não sabe se disputa a eleição de prefeito em Rio Branco ou Cruzeiro do Sul. Indeciso, como sempre. Este é o Henrique que eu conheço.
Aventura suicidaPolítico do Juruá comentava ontem achar que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, não embarca na aventura suicida de lançar o advogado Jonathan Donadoni para a sua sucessão.
Sabe o que lhe esperaE completou a previsão dizendo que, o prefeito Vagner Sales perdendo a Prefeitura para a FPA, terá a sua administração investigada até a quarta geração e será levado à execração pública.
Mera história jocosaA história jocosa sobre quando o Romildo Magalhães era regatão era contada abertamente pelo falecido sobrinho Carlos Airton, publiquei como folclore, longe de ferir a sua honra, pessoalmente tenho muito respeito pelo Romildo. E ele sabe muito bem disso.
 Negociatas liberadasA Reforma Política que não houve deixou os partidos nanicos livres para as famigeradas coligações proporcionais. Ou seja: na eleição municipal continuará o balcão de negócio.
Torcida de amigosTorço pela rápida recuperação do amigo Armando Dantas, figura que se confunde com a história do PMDB, onde há anos vem sendo o homem dos bastidores.
Não perdeu nadaO PSDB não perdeu nada em termos programáticos com as saídas dos vereadores Rabelo Góes e Alonso Andrade, ambos eram votos contabilizados a favor do PT na Câmara Municipal.
Cidade do povoQuem critica a “Cidade do Povo” é um tonto idiota. Um projeto que tirou milhares de acreanos de áreas alagadiças para boas casas, com escola, segurança, unidades de Saúde, creches, áreas de lazer, só tem que ser elogiado, goste-se ou não do governador Tião Viana, seu autor.
Saiu braboAmigo do prefeito de Cruzeiro do Saul, Vagner Sales, conta que ele se arrependeu de ter vindo falar sobre a dengue na Assembléia Legislativa. Sabe que saiu desgastado da sabatina.
Nomes definidosNo Alto Acre, o PT já definiu alguns nomes para a disputa das prefeituras: em Assis Brasil será o ex-prefeito Manoelzinho, em Brasiléia Fernanda Hassem, e nada fechado em Epitaciolândia.
Engenharia mais complicadaEm Epitaciolândia é uma engenharia complicada, na FPA existem várias pré-candidaturas.
Não é boa políticaJogar o ex-prefeito Nilson Areal às traças não é uma boa política, principalmente, num município como Sena Madureira, sem dois turnos, no qual a FPA vem de duas derrotas para a oposição.
Cada dia maisA cada sessão da Assembléia Legislativa me convenço que na legislatura passada o debate era mais intenso e tinha protagonistas mais preparados. Os melhores assuntos orbitam hoje em torno de três deputados.
Purgatório petistaO ex-senador Anibal Diniz (PT) vive hoje no purgatório petista, por contrariar a cúpula do partido e tentar ser candidato ao Senado no lugar da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB).
Assunto misteriosoAliás, a candidatura ao Senado da Perpétua Almeida (PCdoB) é algo ainda misterioso. Meses antes da sua indicação ouvi de uma das principais lideranças petistas que ela não ganharia e mesmo assim, lhe escolheram como candidata.
Risada condecoradaO ex-governador Geraldo Mesquita não costumava ouvir assessores quando estava no mandato. Certa feita condecorou o comediante Ronald Golas com a maior comenda do Acre, a Ordem da Estrela do Acre. Recebeu uma saraivada de críticas do líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Alberto Zaire (MDB), pelo ato inusitado. Mais cômica que a homenagem foi a explicação do sisudo Mesquita para a sua decisão:  -“Golias é o único humorista que me consegue fazer rir”. E assim tivemos a primeira risada condecorada da História do Acre.
As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário