Fatos aqui viram noticias

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Jorge Viana é apontado pela quinta vez como um dos "Cabeças" do Congresso


O Vice-presidente do Senado Federal, senador Jorge Viana, foi apontado pelo quinto ano consecutivo como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso brasileiro. O levantamento, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Legislativa (Diap), lista os “Cabeças” do Congresso em 2015.

Do Acre, estão na lista o senador Jorge Viana e o deputado federal Sibá Machado. No relatório, Viana é apontado como articulador, ou seja, uma pessoa “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, com facilidade de interpretar o pensamento da maioria, ordenar e criar as condições para o consenso”.

O levantamento inclui parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato entre fevereiro e julho de 2015. Entre os 100 nomes que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.

De acordo com o DIAP, os “Cabeças” do Congresso são aqueles parlamentares que se destacam por apresentarem uma série de atributos específicos como, por exemplo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, a facilidade para conceber ideias, formar posições, elaborar propostas e liderar a tomada de decisões.

O Partido dos Trabalhadores lidera a lista: são 14 deputados e 10 senadores da sigla que conseguem se diferenciar dos demais e comandam o processo decisório no Parlamento, de acordo com o Diap. Embora tenha apenas 12% das cadeiras no Congresso Nacional - 63 na Câmara e 13 no Senado, de um total de 594 parlamentares - na atual legislatura, o PT se destaca com 24% dos 100 nomes mais influentes do Parlamento brasileiro.

O departamento ressalta ainda que os parlamentares listados além de conseguirem se diferenciar dos demais por serem protagonistas do trabalho legislativo, extrapolam a esfera de decisão dentro Congresso Nacional e alcançam a sociedade, as organizações e os demais poderes interessados na formulação e conclusão de propostas.

Esta é a 22ª edição da pesquisa “Cabeças” do Congresso. O primeiro documento foi publicado em 1994. Para consultar a lista completa acesse o site:http://imguol.com/blogs/52/files/2015/08/Cabecas_2015_DIAP.pdf

Por Assessoria do senador Jorge Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário