Fatos aqui viram noticias

sábado, 10 de outubro de 2015

ACRE: Líderes do Bonde do 13 são levados para cumprir pena em outros estados



As ações de violência que explodiram no começo da semana na capital foram promovidas pela facção Bonde dos 13, que tem fortes lideranças no Estado e que chega a competir dentro das penitenciárias com grupos criminosos de fora da região, como o PCC e o Comando Vermelho.

A revelação foi feita por um policial com muita experiência no combate ao crime organizado que pediu reserva de sua identidade. Ele contou que a ordem para as ações violentas saíram de dentro da penitenciária, como represália pala morte dos assaltantes Fábio André e Francisco Denis, que executavam roubos para arrecadar dinheiro para a organização.

No começo da manhã de ontem os três principais líderes do Bonde do 13, Jeremias Lima de Souza, o “Gê”, apontado como o dirigente máximo da organização criminosa, Francisco das Chagas Oliveira, o número dois do bando e Francisco Geilson Oliveira Costa, o número três na linha de comando, foram transferidos para o presídio de segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Junto com eles, mais doze presidiários foram levados em avião da FAB para Mossoró e para Mato Grosso do Sul, com destaque para Herik D’ávila Ribeiro, levado para Mossoró, no Rio Grande do Norte e Gerbson da Costa Nascimento, encaminhado a Campo Grande. Eles são considerados dirigentes de outras facções e pela segunda vez são transferidos para presídios federais em outros estados.

Os dois assaltantes mortos somavam mais 50 processos, com longas fichas criminais e um deles, Fábio André, era foragido de Cruzeiro do Sul. O comando criminoso do Bonde dos 13 mobilizou membros da facção em liberdade, familiares de presos e pessoas em regime semiaberto e em livramento condicional para assustar a população com ações de vandalismo.

A transferência dos presos perigosos deve fazer diminuir a pressão sobre os presidiários nas cadeias, uma vez que esses líderes impunham um regime de terror, especialmente sobre os presos mais jovens e suas famílias.

O policial que repassou as informações elogiou a pronta resposta do Governo do Estado à violência das facções criminosas e a união das forças de segurança e das instituições.

Eis a lista completa dos presos transferidos para presídios federais em outros estados:

Do Site do Jornal A Tribuna (Acre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário