Fatos aqui viram noticias

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Tribo que vive no Chaco paraguaio nunca fez contato com a civilização

Edição do dia 27/11/2015
27/11/2015 23h59 - Atualizado em 28/11/2015 00h07

Os Ayoreos são os únicos indígenas isolados fora da Amazônia. Eles se escondem da civilização voluntariamente em algum lugar no meio da floresta.







A missão da equipe do Globo Repórter foi desvendar o Paraguai além da fronteira. A viagem começou na região do Chaco, em uma estrada de terra que, por incrível que pareça, tinha cobrança de pedágio.

Veja também:
Galeria de fotos mostra as gravações no Paraguai
Paraguai possui uma das maiores reservas de água da América do Sul
Missas em igreja no Paraguai são feitas nas duas línguas oficiais do país
Agricultores deixam o Brasil para fazer fortuna em terras paraguaias
Ruínas dos missionários jesuítas ajudam a contar história do Paraguai
Dulcinéia Novaes conta as experiências na viagem ao Paraguai

O Chaco paraguaio ocupa mais da metade do território do país. Fica entre o Brasil, a Bolívia e a Argentina. É uma das regiões mais bonitas, selvagens e menos povoadas do Paraguai.

O ambiente é único no mundo e forma um mosaico de paisagens. É uma terra de extremos.

A aridez do solo contrasta com enormes lagoas - algumas de água salgada. São resquícios de um mar que se foi há milhões de anos. No inverno, recebem uma visita que enche o céu de cores e de beleza: os flamingos. As aves fogem do frio intenso do Chile, no meio do ano. O local é território livre para que as espécies de pássaros se reproduzam. Em todo o Chaco, são mais de 500 espécies.

Num país que não tem litoral, na região do Chaco, há lagoas muito parecidas com a praia. A parede de vegetação que cerca a estrada, esconde uma região extensa devastada, formada pelo desmatamento. A terra barata atraiu fazendeiros, muitos deles brasileiros. E a ganância de alguns é apontada pelos ambientalistas como a maior ameaça à região. O Chaco paraguaio está entre as áreas que mais sofrem com o desmatamento no planeta.

A maior reserva natural do Paraguai é o Parque Nacional Defensores del Chaco. Ele é a maior unidade de conservação do país. E o Cerro Léon é único conjunto de morros do Norte do Paraguai. Na parte mais elevada, a vista é deslumbrante. Uma área praticamente intocada, mas muito cobiçada.

E a área preservada é também a casa de uma tribo que surpreendentemente ainda se mantém completamente isolada: a dos Ayoreos. Integrantes da tribo se escondem da civilização voluntariamente, em algum lugar, no meio da floresta. É a única tribo indígena considerada isolada fora da Amazônia.

A equipe do Globo Repórter visitou a aldeia onde o cacique Carlito Etacoré vive com sua família numerosa. Ele é descendente dos Ayoreos, mas já nasceu fora da reserva. Apesar de algumas comodidades, costumes ancestrais ainda são mantidos. Mas, como em muitas aldeias brasileiras, as condições de vida não são nada fáceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário