Fatos aqui viram noticias

terça-feira, 23 de junho de 2015

Louro do Juvencio é agredido a facas em bar no bairro Genir Nunes no sábado passado



De acordo com informações da assessoria de imprensa da policia militar, na noite desse sábado, 20, por volta das 22h:30, a guarnição da policia militar foi acionada via 190, de uma briga no bairro Genir Nunes, nas proximidades do bar do Damião.
Os policiais militares do giro bravo, deslocaram-se até o local e chegando lá encontraram José Adenilson Cardoso Damasceno, vulgo, "Louro do Juvêncio" sendo socorrido por populares com uma perfuração de faca em suas costas.
Segundo, "Louro do Juvêncio", o mesmo a tarde tinha tido um desentendimento com um rapaz no bar do Damião e este rapaz desferiu-lhe uma tacada de sinuca, causando-lhe alguns hematomas pelo o seu braço. 
E, a noite ele saiu de casa para dar uma volta, quando por volta das 22h20, mais ou menos, o mesmo rapaz que tinha da-lhe a tacada de forma sorrateira deferiu-lhe uma facada nas suas costas e depois evadiu-se. Louro do Juvêncio, foi conduzido pelo SAMU, ao hospital geral de Feijó. 
Os policiais militares fizeram buscas por todo o bairro, mas não lograram êxito e prender o agressor do "Louro do Juvêncio" 
fonte    acrefeijonew.blogspot.com  

TARAUACÁ: HOMEM CONSTRÓI BARRACO E PASSA A VIVER NO LIXÃO DO MUNICÍPIO

Barraca improvisada com material encontrado no lixo
Há mais de 15 dias, um homem construiu um barraco e está morando no terreno onde funciona o lixão do município, está sobrevivendo com alimentos jogados no lixo e doações dos trabalhadores da coleta. Orlando Alves Livramento, diz ter 33 anos, nasceu no seringal 18 praias, Rio Murú em Tarauacá.

Orlando está vivendo em condições sub-humanas
Orlando conversa pouco, é meio arredio e parece ter alguns transtornos mentais. Mesmo assim, ele fala tranquilamente e diz que está ali porque foi o escolhido por Deus para viver os últimos dias da humanidade. "Não sei ler, não sei escrever, não conheço a bíblia e não entendo porque Deus me escolheu", disse ele.

Dome num colchão velho no barraco forrado com papelão
Perguntado se quer ajuda ele disse que deseja comprar um veículo motorizado ir para o Peru. Enquanto isso, passa o dia juntando do lixo produtos que tenham algum valor como, alumino, cobre e outros, que pretende vender e juntar o dinheiro.
Alimenta-se de comida encontrada no lixo
O que se percebe é um jovem homem vivendo em condições sub-humanas, num local inóspito, onde impera o mau cheiro, presença de urubus, moscas e que precisa urgentemente ser removido antes que contraia uma doença grave. Ele se sobrevive com alimentos colhidos do lixo, recebe doações dos trabalhadores da coleta do lixo e bebe água de um poço próximo ao lixão.

Orlando parece apresentar transtornos mentais
Orlando já tem passagem pela polícia quando foi preso em Tarauacá no ano de 2014, acusado de ameaçar matar o ex-prefeito Vando Torquato. Veja matéria AQUI

Lixão de Tarauacá
Em conversa com o Secretário Municipal de Assistência Social Antônio Araújo (Príncipe), o mesmo disse já saber da situação de Orlando e que uma uma equipe da secretaria vai tentar removê-lo do local. 

Fonte: blog do accioly

22/06/15

TARAUACÁ: RECEBE FARTURA E PIRACEMA DE PEIXE

PIRACEMA: O FENÔMENO


Fotos: Google.com
A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa"subida do peixe". O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen.

No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozódes diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios. Nessa época também ocorre um aumento da temperatura da água e do ar.

Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas.

Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes. Essa escada foi bastante útil nos países do Hemisfério Norte, entretanto, nos países da América do Sul, não teve tanto sucesso.
Pesquisas sugerem que a escada para peixes poderia favorecer a extinção desses animais, pois cardumes inteiros seriam atraídos para locais relativamente pobres. Alguns pesquisadores concluíram que, em algumas dessas barragens, os peixes sobem o rio, porém não descem. Isso porque o ambiente pós-barragem não é adequado para desova e nem para o desenvolvimento de alevinos.

Importante! Durante o fenômeno da piracema, a pesca é geralmente proibida por lei, uma vez que os grandes cardumes encontram-se no seu período de reprodução. A captura de grande quantidade desses peixes nesse período pode ocasionar uma diminuição da população de uma determinada espécie. Vale lembrar que o desrespeito à lei pode ocasionar multa e apreensão do material pescado, portanto, antes de arrumar seus apetrechos e curtir uma pescaria, informe-se a respeito das espécies que podem ser capturadas, certificando-se de que não estão em fase reprodutiva.

Por Vanessa dos Santos - Graduada em Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário