Fatos aqui viram noticias

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Secretaria de Educação recebe representantes do Sinteac


Sindicato busca reformulações na gestão democrática do ensino (Foto: Marinez Lopes)
O diretor de gestão da Secretaria de Estado de Educação, Evaldo Viana, recebeu nesta terça-feira, 9, membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), que buscam negociações para a categoria.

Entre os assuntos da reunião, a proposta do sindicato para possíveis mudanças na Lei 1.513/2003, que dispõe sobre a gestão democrática do sistema de ensino público acreano, que garante autonomia para as unidades de ensino elaborarem e implementarem seus projetos pedagógicos, políticos e administrativos, respeitando a legislação vigente.

Rosana Nascimento, presidente do Sinteac, afirma que é preciso rever pontos da lei para que o serviço educacional valorize ainda mais os profissionais. “Viemos aqui para que mudanças aconteçam. Além do diálogo envolvendo a Lei 1.513, também discutiremos sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da Educação”, disse.

O diretor de gestão ouviu as reivindicações, e um novo encontro foi marcado para o dia 22 deste mês, no prédio da Secretaria. Evaldo Viana afirmou que todos os pontos serão debatidos, e as propostas do sindicato serão bem recebidas pela equipe para negociações justas.

Da Agência Acre

Bodão anuncia Centro de Treinamento em Rio Branco e fala sobre projetos sociais no Estado

Atleta renovou contrato com UFC para mais quatro lutas/Foto: Selmo Melo/ContilNet Notícias
Conhecido como dono do nocaute mais rápido do mundo, o atleta acreano de MMA (Mixed Martial Arts), Francimar Bodão, anunciou em coletiva nesta terça-feira (9) as novidades de sua carreira após a última luta contra o canadense Ryan Jimmo, no início de junho.

Aproveitando as férias de três semanas antes de retomar os treinos no Rio de Janeiro, Bodão contou que veio a Rio Branco rever os amigos. “Isso aqui é o que me fortalece”, conta. Entre as novidades, o atleta anunciou que, até o final de 2015, pretende finalizar as obras de seu Centro de Treinamento, que será localizado no bairro do Habitasa.

“Já comecei a fazer os contatos com o pessoal, o material está vindo todo de fora porque no Brasil não tem o material que eu quero. Para montar um Centro de Treinamento do Francimar Bodão, tem que estar pelo menos na expectativa”, declara. Segundo o atleta, o centro terá bolsas e parcerias para alunos carentes.

Além disso, um projeto chamado “Bodão Caça-talentos” deve ser implantado assim que o centro for terminado, para que dentro das comunidades os talentos de jovens atletas que tenham dedicação ao treino possam brilhar dentro do ringue.

Vindo de origem humilde no interior do Acre, o atleta contou que pretende realizar projetos sociais através do seu Centro de Treinamento em Rio Branco e também futuramente estender o projeto até sua cidade natal, Xapuri, como forma de retribuição das oportunidades que lhe foram dadas no começa da carreira, quando ainda treinava jiu-jitsu.

Segundo Bodão, o contrato com o UFC de quatro lutas foi finalizado com a realização de três lutas. “Não é todo atleta que assina um contrato de quatro lutas, sempre assinam o contrato de uma luta. Meu empresário recebeu uma mensagem há três dias e me informou que o contrato foi renovado para mais quatro lutas”, conta.

O atleta também falou sobre a sua última luta, que considerou a segunda mais difícil de sua carreira, além de comentar sobre o caso do comentarista do canal SportTv, que fez duras críticas ao rendimento da luta de Bodão.

“Acho que o cara que fez esse comentário, fez um comentário desnecessário. E pelo fato de ser acreano e nunca ter dito que é acreano, eu fico mais triste ainda. Eu acho que ele foi infeliz no comentário dele, mas, enfim, eu estou aí para as críticas”, explica.

Por Amanda Borges
Da ContilNet Notícias

TARAUACÁ: VEREADORA JANAINA FALA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E CONCURSO PÚBLICO

Vereadora Janaina - PSD - fala no grande expediente (foto/Edilene Silva)
Na sessão desta terça feira, 9 de junho, a vereadora Janaina Furtado (PSD), usou a tribuna para falar sobre uma reunião que participou com a presença das representantes da SEPMulheres que vieram de Rio Branco e também integrantes da Remut, que entre outros assuntos trataram da realização da II Conferência de Políticas Públicas para Mulheres que ocorrerá no município, como discussão preparatória para as conferências estadual e nacional. A parlamentar enfatizou a importância da participação de todos os parlamentares nesse processo de discussão.

Vereadora Janaina Furtado (foto/Edilene Silva)
É um momento importante para o nosso município e importantíssimo para nossas mulheres. Nas conferência teremos a oportunidade de discutirmos como melhor aplicar as políticas já existentes e contribuir com novas ideias para as conquistas futuras", enfatizou. A parlamentar, falou também sobre o alto índice de agressão contra a mulher no município de Tarauacá. “Infelizmente, estive me informando sobre esses dados e constatei que nosso município está entre os que mais registram casos de violência contra mulher. Um dado negativo e triste para nossa cidade. Atualmente, estamos novamente sem delegado e sem defensor público. As coordenadorias municipais de mulheres, juventude e indígena não estão ativas, cargos que o prefeito propôs a criação e que votamos a favor. Outra questão é que não há nem uma nomeação para o Núcleo de Atendimento a Mulher, que funciona na delegacia e a atuação do órgão está prejudicada”, destacou a vereadora em sua fala.

Ainda no grande expediente a vereadora, falou de sua alegria de ter sido uma das aprovadas no concurso público para o cargo de professora e recentemente foi convocada para assumir o cargo. "Agradeço primeiramente minha família que para mim é a base de tudo, ao meu esposo Raimundo Accioly, um homem honrado que me ajudou nessa conquista e não poderia deixar de agradecer ao prefeito Rodrigo Damasceno e o vice Chagas Batista, que em que pese os problemas, foram os gestores que criaram as condições e realizaram o concurso após 12 anos de espera. Embora o mérito de ter sido aprovada seja meu estou muito grata a todos", desabafou. 

Em relação aos aprovados para os cargos de auxiliares administrativos, serventes, merendeiras, a vereadora disse que na próxima semana marcará uma reunião para que possa organizar e lutar pela lotação dos mesmos. "Quem não se organiza fica para trás. ficar só nas redes sociais, fazendo publicações contra "A" ou "B" e não vai para a luta, fica para trás. Isso acontece em todos os segmentos da nossa sociedade e também na nossa vida pessoal", finalizou. 

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

TARAUACÁ: ESTÁDIO NABORZÃO SERÁ REABERTO EM 4 DE JULHO, DIZ SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES

Gramado sendo preparado 
De acordo com informações do Secretário Municipal de Esportes, professor João Maciel, o Estádio Naborzão deve ser mesmo reaberto no dia 4 de julho, depois de seis anos sem atividades. Segundo o secretário, em que pesse a polêmica de quem vai gerenciá-lo, o governo municipal tomou a iniciativa de ajudar nesse processo. "Já estamos preparando o gramado e vai ser realizado um trabalho na estrutura do mesmo para rebeber os jogos e os torcedores", disse o secretário.   

Estádio sendo preparado para reabertura depois de 6 anos
Perguntado como deve ser a festa de reabertura, Maciel disse o seguinte: "A nossa ideia é promover a realização de dois jogos festivos. O primeiro entre as equipes de Masters de Tarauacá e Rio Branco e o jogo de fundo entre as seleções de Tarauacá e Feijó. No outro final de semana deve começar o campeonato municipal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário