Fatos aqui viram noticias

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

“Cumaru” é reeleito presidente da Fetacre; sindicalistas querem anular eleição


A queda de braço entre sindicalistas ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e militantes do PT e PCdoB ganhou mais episódio na terça-feira (30). Os sindicalistas entraram com um mandado de segurança, com pedido de liminar, para caçar a reeleição do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre), Manoel dos Santos Bezerra, o “Cumaru”.

A presidente da CUT no Acre, Rosana Nascimento, acusa o secretário de Articulação Política do governo, Francisco Nepomuceno, o Carioca, e o dirigente petista, Cesário Braga, de violarem o estatuto da federação, negando o direito de candidatura de outros filiados.

A eleição da Fetacre estava acertada para dezembro, mas foram antecipadas para o final de setembro. Segundo a denúncia de Rosana, o estatuto da Fetacre versa que os sindicatos rurais e demais entidades votantes deveriam ser comunicadas, em assembleia geral, com no mínimo 180 dias antes do pleito, o que, segundo Rosana Nascimento, não aconteceu.

Cumaru negou as acusações e afirmou que cumpriu todas as exigências estatutárias. “Aprovamos o regimento eleitoral. Encaminhamos para todos os sindicatos, que elegeram delegados. Depois publicamos o edital de convocação para o congresso e, por último, elegemos uma comissão eleitoral e coordenadora do evento”, justificou.

O congresso da entidade contou com 87 delegados, que representaram 17 municípios acreanos. “A prova da normalidade está não participação dos delegados dos municípios de Jordão e Epitaciolândia, que não cumpriam as normas estatutárias. E eles, certamente, votariam em nossa chapa”, exemplificou Cumaru.

Por Jorge Natal
Da Redação do Contil Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário