Fatos aqui viram noticias

sábado, 10 de outubro de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA EXAME GRATUITO DE TUBERCULOSE

O procedimento é realizado, em parceria, com o Governo do Estado no Hospital Dr. Sansão Gome

A população de Tarauacá pode realizar, gratuitamente, no Hospital Dr. Sansão Gomes, o exame para detectar a tuberculose. O exame de baciloscopia é oferecido pela Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria, com o Governo do Estado.


Indispensável para o diagnóstico e acompanhamento dos casos de tuberculose, o resultado do exame baciloscopia feito pelo o técnico em Enfermagem Antônio Francildo e a biomédica Drª Ester Xavier Nascimento, é entregue em poucos dias ao paciente. Antes, quem necessitasse do procedimento deveria enviar as amostras para Rio Branco, o que atrasava o recebimento do resultado.



"A pesquisa bacteriológica é o método prioritário para o diagnóstico e o controle do tratamento da tuberculose, uma vez que permite a identificação da fonte de transmissão da infecção. As principais medidas de controle da tuberculose são a descoberta precoce do caso, o diagnóstico correto e o tratamento completo dos doentes com baciloscopia positiva”, afirma a biomédica, Ester Xavier Nascimento.

“Realizamos todo o processo com muita cautela, visando à qualidade e precisão dos resultados. Para isso informamos o paciente de todas as etapas de coleta adequada, o que nos possibilita realizar uma análise minuciosa da amostra”, destaca Antônio Francildo, técnico em Enfermagem.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, quando diagnosticada com antecedência e realizado o tratamento adequado, a cura da tuberculose é alcançada em mais de 95% dos casos. A doença é transmitida de pessoa para pessoa, por transfusão sanguínea, por exemplo. Os principais sintomas são dificuldades respiratórias, tosses contínuas, febres leves, suor excessivo, falta de apetite e dores no peito.

Postado por assecomtk

Nenhum comentário:

Postar um comentário